O que é storytelling?

O que é storytelling?

Você conhece ou já ouviu falar de Storytelling? Vamos te explicar agora do que se trata. O termo diz um pouco sobre o que é: “story” significa história e “telling” quer dizer contar. Essa estratégia surgiu com técnicas de roteiristas e escritores para criar narrativas que transmitem uma mensagem inesquecível e marcante.

A importância de storytelling é aprimorar sua comunicação, se você tiver uma ótima ideia mas não saber como transmitir, o conteúdo não irá a lugar nenhum: sua palestra não crescerá ou você terá poucos cliques. Trata-se então de desenvolver sua habilidade escrita ou falada, de maneira que seu público fique encantado e cativado. Quer saber como fazer isso? Siga nossas dicas:

Saiba utilizar os elementos

Se o objetivo é contar e desenvolver uma história, seja narrativa ou com elementos visuais, use elementos específicos como: personagem, ambiente, conflito e a mensagem final. Isto é: tenha um personagem que passou por um lugar e situação que geraram uma transformação, onde conclui-se a mensagem final e o que gera a identificação do público a nível emocional.

Uma boa história desperta o interesse e a identificação do leitor, mas sua história pode ser melhor ainda e fazer com o que o leitor se sinta em seu lugar ou do seu personagem, de modo que o público se sinta seduzido pela mensagem que você deseja transmitir.

Busque por cases

Atenção: buscar por cases não quer dizer só no ramo do marketing e comunicação. A forma da Pixar de contar histórias, por exemplo, é um grande sucesso! Todo mundo já se encantou com a narrativa apresentada em seus filmes de animação: começa no “Era uma vez”, o conflito e a mudança, resultando na mensagem final que impacta! Existe também o modelo de Joseph Campbell, do livro “O Herói de Mil Faces” que é um pouco mais extensa.

Campbell mantém a mesma ideia: protagonista e seu mundo, a aventura (conflito), a ideia de se render à zona de conforto, o fato que desperta o herói (um mestre, um evento etc), o novo mundo, os desafios, os aliados e os inimigos do novo mundo, o momento que o herói vai ao fundo do poço ao encarar o desafio, a recompensa por vencer, a volta para seu mundo e a transformação do herói.

Storytelling do seu jeito

Os estágios e tópicos de cada estratégia não são uma regra, é uma ideia de estrutura que você pode ousar da criatividade e fazer do seu jeito, assim não se produz uma série de conteúdos “iguais”. Aposte em um tema que se comunique com seus leitores, crie reviravoltas na sua trama (plot twist) sem fugir do seu objetivo, deixando seu público cada vez mais envolvido.

A mensagem final da sua narrativa, seja qual for, deve chegar ao resultado que você espera: mais vendas, mais busca, mais cliques. Diante disso, apresente relevância através de problemas que eles possuem e que só você pode resolver! E para resolver os problemas e te auxiliar em seu negócio, você pode contar com a Agência Masa, agência de publicidade no Rio de Janeiro. Estamos preparados para te ajudar no que for preciso.

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