CRIAÇÃO DE PERSONAS: como atingir seu público de maneira efetiva

CRIAÇÃO DE PERSONAS: como atingir seu público de maneira efetiva

Definir um público-alvo na estratégia de marketing é sim importante, mas não suficiente. Essencial no desenvolvimento de produtos e direcionamento de conteúdo para clientes em potencial, a criação de personas é uma ferramenta muito útil para entender os consumidores de forma individualizada.

 

O QUE É?

Apesar de parecidos, persona e público-alvo não são a mesma coisa! Enquanto o público-alvo define um recorte mais genérico da sociedade, selecionando compradores por idade, sexo, renda e outros fatores relevantes para a marca, as personas são como verdadeiros personagens de um roteiro teatral. Nesse caso, o final feliz da história deve ser a satisfação do cliente junto à venda do produto.

 

COMO?

O processo de criação é baseado na representação que se tem do cliente ideal. Características físicas, psicológicas, sonhos e dificuldades dos perfis analisados são alguns elementos que podem ser relevantes na construção dos perfis. As respostas podem ser descobertas perguntando à sua base de clientes já existentes, tanto os satisfeitos quanto os que tem críticas a serem feitas.

 

POR QUÊ?

Ao entender profundamente a individualidade de cada pessoa a quem seu produto pode interessar, é muito mais fácil definir o tom, linguagem e assuntos a serem abordados para atingir ao cliente de forma certeira. Claro, equilíbrio é fundamental! Assim como a ausência de personas definidas pode limitar o público, o excesso delas faz as estratégias perderem o foco.

 

Para traçar objetivos apoiados no entendimento do público, conte com a Masa! Fale conosco por telefone ☎ 2026-7010 ou email 📧 contato@agenciamasa.com.br

0 Comentários

Deixe o seu comentário!